DEBATE
O QUE VOCÊ ACHA DA POLÍTICA EDUCACIONAL
DO GOVERNO DO ESTADO?
ESTÁ NO RUMO CERTO?
PARTICIPE ESCREVENDO SUA OPINIÃO
NA PARTE DOS COMENTÁRIOS QUE
FICA LOGO ABAIXO DA POSTAGEM.
OBRIGADO!
VOCÊ COLABOROU COM O TRABALHO SINDICAL.
VEJA OS COMENTÁRIOS JÁ PUBLICADOS ABAIXO:
NA PARTE DOS COMENTÁRIOS QUE
FICA LOGO ABAIXO DA POSTAGEM.
PARA PARTICIPAR OS PASSOS SÃO:
CLIK EM VIEW COMMENTS QUE FICA NA PARTE DE BAIXO, DIGITE SEU COMENTÁRIO NO ESPAÇO ABAIXO. ABAIXO DO COMENTÁRIO VÁ EM SELECIONAR PERFIL, SELECIONE O PERFIL E CLIK EM PUBLICAR.OBRIGADO!
VOCÊ COLABOROU COM O TRABALHO SINDICAL.
VEJA OS COMENTÁRIOS JÁ PUBLICADOS ABAIXO:
13 Comentários:
DISCORDO. ACHO QUE NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO OS CIDADÃOS, NESSE CASO, PRINCIPALMENTE OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, DEVEM SER CONVIDADOS A PARTICIPAR AO MÁXIMO DAS DECISÕES,POIS OS GOVERNOS PASSAM, SEUS PEPINOS E OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO FICAM.
VOU PENSAR!
para mim
A politica do Governo é ditatorial e maquavelica, quando ele põe gratificação e não salario, quando não reajusta o salário dos servidores observando a defazagem ocasionada pela inflação deixando de observar as perdas desde 2006.
TÁ UM ARROCHO SÓ! NÃO TÔ GOSTANDO NÃO. MUITA COBRANÇA E POUCAS CONDIÇÕES.
Acho que para nós vale o ditado popular "o boi só vai para o matadouro porque não sabe da força que tem". Digo isto porque todo o lastro da gestão por resultados é baseado na pressão sobre o docente, no entanto, depende fundamentalmente da nossa cooperação para alcançar os resultados. As medidas de remuneração por mérito e de estímulo à competição entre escolas busca instigar uma busca frenética e acrítica, quando não maliciosa pra obter o resultado, para bater a tal meta. Não devemos esquecer que esse modelo é transposto do setor produtivo, ou seja, está baseado em aumentar a produtividade para o patrão sem melhorar as condições do trabalhador. Se criticamos o modelo de gestão, mas movermos mundos e fundos para atingir a meta e ganhar um bônus, estamos sendo como os bois que são conduzidos pacificamente à própria ruína. Nossa categoria tem que discutir sim as condições de produção do resultado. Tem que discutir as contrapartidas do governo para que as escolas melhorem...a ideologia do alinhamento difundida sobretudo nas escolas integrais é uma clara estratégia de docilização do corpo docente, na lógica do esforço individual. Temos que apontar a parcela de culpa do estado para o mal funcionamento das escolas e inclusive discutir QUE QUALIDADE DE EDUCAÇÃO ESTÁ PRESSUPOSTA NO SAEPE ? Um indicador que só "mede" a proficiência e o fluxo, responde pela complexidade do que é o processo educacional ? será que aquele resultado corresponde a aprendizagem? Creio que as pautas do sindicalismo devem incorporar urgentemente essas discussões...pois o salário é importante, mas se aumentarem o salário sem melhorarem as condições de trabalho, os professores continuarão sem tempo de estudar, sem qualidade de vida, enfim, sem condições objetivas de realizar uma educação com qualidade social. No mais, acredito que a maior de todas as greves É A NÃO COOPERAÇÃO COM A LÓGICA MERITOCRÁTICA DA GESTÃO, NÃO CEDENDO AO ADESTRAMENTO DOS RESULTADOS. Temos que além de denunciar desresponsabilização do governo pelos maus resultados, não treinar os nossos alunos para fazer prova, porque aí a escola vira um cursinho, mas o resultado vai ser ofertado como um banquete aos senhores que põe as mazelas da educação nas costas dos professores. Como disse uma colega "pior do que o revoltado é o escravo conformado". Saudações companheiros . Ítalo Agra. Professor e técnico educacional.
MEU AMIGO! A SUA ANÁLISE É DE ARREPIAR O CABELO. VOU ENVIÁ-LA POR EMAIL PARA TODOS DA REGIONAL. PARABÉNS MAIS UMA VEZ POR TÃO BELA ANÁLISE.
O debate é importante nos esclarecimentos das causas dos problemas e na divulgação dos fatos e objetivos propostos por gestores ou adminstradores de setores públicos. O governo por exemplo busca espaços na midia para influenciar a população em acreditar em suas divulgações. Acrecento-lhe um texto para apreciação:
A Educação Utopia do Governo
O Professor, precisa participar de discussões, de congressos além daqueles promovidos pelo governo, deve trabalhar em equipe. “ Precisa ter disposição para colaborar, saber expressa-se e argumentar” (Libâneo, 2007,p396), A educação é mostrada pela mídia brasileira, como um caos. Porque esses críticos capitalistas não aprendem a olhar as dificuldades que nós enfrentamos para desenvolver o país e sensibilizam em investir o seu próprio capital no ensinamento visando a melhoria da qualidade do trabalhador? Porque não reduzir a exploração no trabalho, dando espaço para o trabalhador estudar? O governo investe, mas não é o necessário para a melhoria do ensino aprendizagem. Muitas vezes pressiona os professores por resultados, mas não olha as condições, espaço físico, espaço social e tudo que os cercam que contribui na defasagem no ensino aprendizagem.
No espaço social do contingente estudantil, o governo tem oferecido algumas melhorias como bolsa família, com normativa de permanência na escola, mas não exige rendimento, então as famílias matriculam os filhos e não os leva à escola. E o que vai acontecer depois? Joga a culpa no professor sobre o baixo rendimento ( IDEB ) E o que é dito para os educadores? Se vire nos trinta como diz Fausto Silva ou como diz a música Para Não Dizer Que Não Falei Das Flores; Quem sabe faz na ora não espera acontecer ( Geraldo Vandré). Porém não devemos ver educação como improviso e sim como um processo lento que vai do acender ao apagar das luzes. Diante as condições variáveis que se apresenta a escola, podemos acrescentar grandes desafios para os educadores. A educação brasileira se encontra em ascensão, pois os educadores fazem de tudo para tirar dos nossos governantes a venda dos olhos e procurarem olhar a educação com referencial. Não queremos transformar os educadores em mitos, mas, premia-los com salários dignos para sua manutenção e de sua família, com alimentação, saúde educação e lazer, cumprindo assim as leis do país. Assim a educação deixará de se uma utopia.
Antonio 20/08/2012
Todos nós que trabalhamos em educação neste país, precisamos nos unirmos mais para nos fortalecermos mais. Alguns chamam isso de corporativismo, mas se “unir-se para lutar por seus direitos” é corporativismo então que o digam. Se observarmos outras categorias de trabalhadores, veremos o quanto eles se organizam, tem determinação, garra e valorizam sua força de trabalho. Por exemplo: os do poder judiciário. Estes, sempre tem suas reivindicações atendidas. Os governantes já perceberam o quanto frágil é a classe de professores (com exceção dos federais, é claro!).
Então quer dizer que temos duas batalhas: a primeira é fazer romper este conceito de fragilidade da classe e a segunda é nos conscientizarmos do nosso valor antes de lutarmos por nossos direitos. Mas o que fazemos é acumular jornadas exaustivas de trabalho e no final das contas todos perdem, o profissional, os alunos e a sociedade.
Existe ainda dentro da própria classe aqueles profissionais que ao ocuparem cargos gerenciais, esquecem que mais cedo ou mais tarde aquilo que eles impuseram sem questionar, vão ter que por em prática e também mostrar resultados.
Brilhante comentário! Concordo plenamente.
ESTA NO RUMO CERTO, NO RUMO DA ESCULHAMBAÇÃO, DO DESCASO, DE ONDE CONSELHO DE CLASSE É LEILÃO DE QUEM PASSA, DE ONDE RESULTADO FINAL NAS ESCOLAS SO VAI REPROVAÇÃO ATE ONDE NAO PASSA O PERCENTUAL ESTABELECIDO PELO GOVERNO PRA NAO SE PERDER O BONUS, ESTÁ NO RUMO CERTO DE FALSIFICAÇÃO DE RESULTADOS PARA AGRADAR E SE CONSERVAR EM CARGOS E A REALIDADE SENDO OUTRA. FAZER O QUE NE, É ESSE O GOVERNO QUE TEMOS, POR ISSO NAO ASSINAR O COMENTARIO.
BOM DIA! COMO? Que rumo terá uma política educacional que desvaloriza o professor com baixo salário? Não reconhece o importante papel social do educador, formador de cidadãos. Até parece que esses governantes nunca foram alunos...Ah, perdão.Eles não estudaram em escola pública, certamente seus pais não foram professores públicos e seus filhos jamais serão professores.
Além de tantas outras coisas como:contratos para não abrir concursos; escolas mal equipadas; extinção do ensino e prática de educação física, acabando com as competições esportivas nas escolas e as oportunidades recreativas incentivadoras para os alunos. ONDE ESTÁ A INCLUSÃO QUE TANTO SE FALA? E a eleição para gestores, que fiasco! Mas, não percamos as esperanças, afinal, é assim que o professor sobrevive. Abraços.
Eleição para diretores. Onde? Só se for na França. Lista Tríplice. kkk. Décimos derrubou a protegida de Ana Arraes da GRE. Conversa pra boi dormir não foi? Se os diretores que nao aparecem nas escolas mas são protegidos dos prefeitos e deputados não ficarem agradeçamos a Deus pois até hoje todo mundo sabe e nunca fez nada, fora as outras coisas é claro, mas Eduardo quer apoio pra ser Senador já que o sonho da presidencia acabou com a sua trairagem a Lula, Dilma etc e a feissima derrota do seu candidato a prefeitura de Recife e esse povo precisa ficar pois são eles que se passam a fazer campanha dentro da escola mesmo sendo proibido.
Queridos Colegas Professores,
Qual a importância da educação? Como educador vc já olhou para dentro de si? Como sindicalista qual o seu papel social? Será apenas informar? Contruir um espaço na net? Bem administrar 1% de todos os associados do SINTEPE é muito trabalhoso pois são aproximadamente R$700.000,00 (setecentos mil reais) e isso acaba contribuindo para o esquecimento dos verdadeiros problemas da categoria. Gostaria de saber do nossos amigos do SINTEPE se além das obrigações com a lei do piso (lei 11.738/2008) vcs conseguiram alguma conquista para a categoria?
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial