quarta-feira, 18 de abril de 2012

PAULO FREIRE É PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA



Escrito por Everson Teixeira

Agora é lei. O educador Paulo Freire é o patrono da educação brasileira. O texto que condecorou o filósofo recifense foi publicado nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial da União. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 1921, na capital pernambucana. Foi considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. O método freiriano, criado em 1962, colocou o aluno como agente do seu próprio conhecimento. O pernambucano baseou seu pensamento na experiência de Angicos, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias.

Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia. O educador morreu em 1997, em São Paulo, após sofrer uma parada cardíaca.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial