sábado, 27 de abril de 2013

PARABÉNS GUERREIROS/AS DO FEPEME!!!


PARABÉNS GUERREIROS/AS 
DO FEPEME!!! 
(FEPEME = Escola Fernando Pessoa de Melo - Quipapá).


"É MELHOR MORRER DE PÉ DO QUE VIVER DE JOELHOS"
(Voltaire)

Na greve de julho de 2009 eu era Profº. da Escola de Referência dos Palmares (CEEPA). A greve tinha iniciado há poucos dias e pela primeira vez eu não estava participando de uma greve. Aquilo me apertava o peito e me arrasava internamente, pois nem sequer conversávamos sobre a greve dentro da escola, é como se aquele acontecimento em nada dissesse respeito a gente do CEEPA.

Mas, eu puxei uma conversa sobre a greve num momento em que vários professores estavam presentes em nossa sala e escutei de uma das colegas algo terrível que me fez o sangue subir pra cabeça de tanta indignação, dizia a colega: “Edvaldo, aqui é proibido esse tipo de conversa” e eu questionava: Não é possível, em pleno século 21, com o artigo 5º. da Constituição Federal nos garantindo total liberdade de expressão, aqui no CEEPA não se poder falar o que se pensa sobre a luta dos nossos colegas professores que estão em greve?

Nós, que temos por dever de função formar cidadãos conscientes e críticos éramos (provavelmente até hoje os que ficaram no CEEPA continuam sendo) amordaçados, calados pela ameaça de sermos afastados de um Programa de Governo que tem como principal objetivo formar bons cidadãos para a uma sociedade justa, solidária, fraterna, consciente, crítica, etc, etc.. Tudo pela necessidade de ganhar um pouco mais de dinheiro para proporcionar uma vida mais digna para a família e com esse salário da escola regular é impossível.   

Não sei se essas ameaças feitas pela gestora da referida escola tinham ou tem o respaldo do governo, todos achávamos e até hoje acho que tem, mas, será que realmente tem? Não tenho certeza! Os professores da referida escola vivem debaixo de uma ditadura terrível exercida pela gestora daquela escola que, pelo menos na minha época, não possuía Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, nem a gestora prestava conta, pra comunidade escolar, do dinheiro público gasto naquela unidade de ensino.

Por que venho falar disso tudo agora? Pelos sinais de mudança mostrados pelos colegas do FEPEME, pelo desejo de colaborar com a construção de uma escola melhor pra todos e pela total veracidade das minhas palavras. Se o governo não está por trás de tudo isso, é urgente que alguém realmente comprometido com a qualidade social da educação faça alguma coisa para acabar com aquela ditadura.      

E por não tolerar tal sacrilégio democrático, movido pela indignação, eu marquei uma reunião com os representantes sindicais da Regional. Mobilizamos a escola e os professores do CEEPA, marcando sua história, resolveram parar por dois dias, apenas dois dias, em solidariedade aos colegas que estavam lutando na greve e como recado pro governo da nossa insatisfação, tudo ficou decidido em reunião, aprovado por cerca de 90% dos professores da escola.

Mas infelizmente, após uma enxurrada de ameaças, todos os colegas decidiram retornar antes do combinado e eu fiquei sozinho. Vulnerável, fui atacado e ferido pelo dragão, fui afastado da escola e até os diretores do Sintepe me decepcionaram, me cozinhando por meses não abriram minha ação judicial de retorno.

Procurei, na época o promotor de justiça de Palmares e ele foi taxativo em dizer que se tratava de abuso de poder, que era causa ganha. Na verdade eu nunca desejei voltar, mas desejei profundamente ganhar a causa pelo efeito positivo que ia causar em benefício da nossa categoria, mas a direção do Sintepe foi sacana e seis meses se passaram sem que a ação judicial fosse aberta, até eu desistir da ação. Me venceram pelo cansaço.    

Quando recebi a notícia da adesão total da Escola de Referência Dr. Fernando Pessoa de Melo, FEPEME, de Quipapá, eu, hoje como representante sindical, senti que a canga da dominação, os instrumentos de mordaça desse programa integral do qual fui vítima, estão enfraquecendo a ponto de toda uma Escola de Referência da Mata Sul de Pernambuco, corajosamente aderir à luta da categoria e parar totalmente.

Que a coragem vanguardista de vocês do FEPEME sirva de exemplo e encorajamento para muitos que fraquejaram.

Saibam que vocês não estão sós, fomos informados pela Secretaria Geral do Sintepe que várias Escolas de Referência da Capital também pararam suas atividades.  Estou com vocês, o Núcleo Regional da Mata Sul está com vocês. Qualquer sinal de ameaça entrem imediatamente em contato com a gente.

Não vamos deixar a truculência do poder prevalecer sem que haja uma grande e denunciante luta. Se preciso for, até em organismos internacionais de defesa da liberdade democrática faremos denúncias.

UM ENORME E CALOROSO ABRAÇO EM TODOS/AS 
GUERREIROS/AS DO FEPEME.

“Que Deus Seja Louvado e Bendito, Sempre”
  
Edvaldo Lima

DESISTI DE SER PROFESSOR DO ESTADO


REVISTA FÓRUM – On line 
em 26/04/2013 10:47 am




Professor teve que abandonar as aulas por não conseguir se sustentar 
(Foto: Reprodução/Géledes)


Hoje tive o dia mais triste como professor. Não estou me referindo a nenhuma indisciplina ou necessariamente a baixo rendimento escolar de meus alunos. SOLICITEI A MINHA DISPENSA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS e fui surpreendido pelos meus alunos.

Como sou muito exigente, muitas vezes coloco fardos pesados sobre meus alunos. Acreditava que a minha saída na transição dos bimestres seria encarada apenas como mais uma das tantas mudanças corriqueiras que ocorrem na Escola.

Estava enganado. Fui surpreendido pelo choro mais desolador que já vi em toda a minha vida. Minha maior tristeza foi pensar que eu poderia ser responsável por esse choro.

Jamais pensei que meus  ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS  fossem chorar por minha saída.

Preocupado com o que eu diria paraeles como motivo, preferi a verdade.  ESTOU SAINDO PORQUE NÃO CONSIGO ME SUSTENTAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.  Como são crianças, muitas não entenderam o que eu queria dizer e me responderam novamente com o choro mais desolador que já vi ou causei em toda a minha vida.

 “PROFESSOR NÃO NOS ABANDONE”!

A criança não entende a opção que nós professores fazemos quando abandonamos a sala de aula. Uma de minhas alunas gritou: “Vou me mudar para a escola onde o senhor vai continuar como professor”. Nessa hora engasguei o choro e me perguntei como poderia ser isso? Se a maioria de nós no Brasil e na  REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS  não dispomos de recursos para bancar o ensino privado.

Algumas crianças se puseram na porta e tentavam impedir minha saída, sem palavras e assustado com o choro e o pedido de que não as “abandonasse”, restou-me recolher na solidão de meu objetivo racional e deixar a sala com crianças chorosas como nunca vi a se despedirem com o olhar que jamais esquecerei, do professor que  NÃO CONSEGUIU SE SUSTENTAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS.

Eu poderia recolher-me na vaidade, em pensar que sou um bom professor e que vou conseguir o melhor para mim.

Entretanto, sei que hoje a exemplo do que ocorreu comigo,  DEZENAS DE OUTROS PROFESSORES DEIXARAM A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS POR NÃO CONSEGUIREM SE SUSTENTAR, ASSIM COMO TAMBÉM DEZENAS DE CRIANÇAS CHORARAM AO SE DESPEDIREM DE SEUS PROFESSORES.

Resta-me na revolta implorar a todos os mineiros e brasileiros que lerem essa carta.

PELO AMOR DE DEUS! NÃO ACREDITEM NA EDUCAÇÃO FAZ DE CONTA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS. O ESTADO FAZ DE CONTA QUE REMUNERA SEUS PROFESSORES, PROFESSORES INFELIZMENTE FAZEM DE CONTA QUE ENSINAM, ALUNOS FAZEM DE CONTA QUE APRENDEM E ATORES GLOBAIS FAZEM DE CONTA QUE FALAM DA MELHOR EDUCAÇÃO DO PAÍS.

O episódio dessa carta ocorreu NO DIA 18 DE ABRIL DE 2013 NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO EM BELO HORIZONTE. Infelizmente ocorreu também em dezenas de Escolas do Estado de Minas Gerais.

ENQUANTO O GOVERNO DE MINAS PAGA MILHARES DE REAIS A ATORES GLOBAIS PARA MENTIREM SOBRE A EDUCAÇÃO NO HORÁRIO NOBRE, NOSSAS CRIANÇAS CHORAM OS SEUS PROFESSORES QUE ESTÃO SAINDO PORQUE NÃO CONSEGUEM MAIS SE SUSTENTAR NO ESTADO.

Prof. Juvenal Lima Gomes     
Ex-professor da Rede Pública Estadual de Minas Gerais

quarta-feira, 24 de abril de 2013

RANKING DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES ESTADUAIS - Atualizados até março de 2013


A VERDADEIRA SITUAÇÃO DO 
PROFESSORADO PERNAMBUCANO
RANKING DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS ESTADUAIS
LICENC. PLENA EM INÍCIO DE CARREIRA – CARGA HORÁRIA DE 30 H/A SEMANAIS
RANK
UF
VENCI-
MENTO
REMUNE-
RAÇÃO
%A.A

RANK
UF
VENCI-
MENTO
REMUNE-
RAÇÃO
%A.A.
RR
2.437,39
3.314,95
3.169,85
33
15º
MG
---
1.345,08
1.732,50
1.679,08
30
DF
1.736,08
37
16º
PB
33
MA
1.439,71
2.937,03
20
17º
SC
1.186,14
1.662,75
20
TO
2.128,58
2.478,23
33
18º
GO
1.648,10
---
33
MS
2.036,25
2.443,56
25
19º
RN
1.638,21
---
20
AP
1.102,58
2.205,16
33
20º
RO
1.428,00
1.638,00
33
MT
2.179,43
---
33
21º
AL
1.629,07
---
25
PA
---
2.116,33
24
22º
PR
1.567,41
---
25
AM
1.410,85
2.017,51
--
23º
SP
--
1.566,20
17
10º
AC
2.010,00
---
33
24º
PI
1.153,50
1.355,61
1.360,50
---
30
11º
RJ
1.878,41
---
--
25º
RS
20
12º
CE
1.210,17
1.833,69
33
O PIOR SALÁRIO DO BRASIL É O DE PERNAMBUCO*
13º
SE
1.246,35
1.744,89
37,5
26º
   PE
1.234,53
1.234,53
33
14º
BA
1.328,91
1.743,26
30
Fonte: Site da CNTE (Atualizado até março de 2013) e Sindicatos (considerando reajustes retroativos).
Alguns salários foram convertidos proporcionalmente para 30 H/A para fins de comparação.
*Sem considerar o Estado do Espírito Santo porque está negociando o reajuste do PISO.
Sintepe Núcleo Regional da Mata Sul – sintepe.reg.palmares@bol.com.br





















E COMO SE NÃO BASTASSE, ELE RETIROU NOSSAS GRATIFICAÇÕES E DIMINUIU
DRASTICAMENTE OS GANHOS DO NOSSO PLANO DE CARGO E CARREIRA